segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Mass media

Os meios de comunicação começaram com o homem quando através de sons e sinais comunicavam entre si,mas,à medida em que os tempos iam passando o homem com a sua ambição ia descobrindo novos meios de comunicação: a escrita nas pedras através de imagens,mais tarde a descoberta levou o homem a utilizar o papel. Aparecem então os primeiros registos( após os pregaminhos)e começam a ser a ser arquivados os primeiros documentos para memória futura. Os jornais bom aparecendo primeiro fixados em locais públicos, mais tarde comercializados:( vendidos ao público) nas chamadas bancas ou quiosques.
A rádio foi talvez a primeira grande invenção dos mass média, aquela teve maior influência junto das populações. Ainda hoje tem milhares de ouvintes.
A televisão conhecida por caixinha mágica que mudou o mundo foi também uma grande descoberta,basta lembrar a reportagem em directo da chegada do homem à lua.
Mas os meios de comunicação podem ter os seus contras:( quando são controlados pelo poder económico ou pulítico.)As suas redações devem ser qualificadas e isentas, pois só assim podem resistiir à tentativa de serem manipolados pelos poderres instituidos,que por vezes tem a tentação de fazer passar só a sua imágem ou edeal,anulando o contraditório.
Existe três tipos de informação: a voz do dono,a que anda ao sabor dos tempos e a imdependente.

Joaquim


" Os média têm de saber resistir"
In Jornal Notícias Domingo 14 de Fevereiro 2010

Mediólogo e polítologo de formação, docente na Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica, onde está radicado há mais de 43 anos, autor de vasta bibliografia sobre informação, comunicação e média e actual cronista no Diário de Notícias, J- M Nobre Correia não vislumbra, no Portugal de hoje, grande diferença na liberdade de informação em relação ao que se passa no resto da Europa Comunitária. E se é Verdade que os poderes económico e político sempre procuraram controlar a informação, caberá aos editores, directores e jornalistas saber resistir a tais pressões.

J-M Nobre Correia

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Narrativa sobre o documentário 'Home'

O planeta Terra é sem sombra de dúvida a nossa casa Global.

José Maria Pedroto um conceituado treinador de futebol, um dia disse aos seus atletas: " há 24 jogadores em campo mas só há uma bola , por isso quando ela estiver em vosso poder tratem-na bem ".

A terra é nossa mas há só uma por isso tem que ser bem tratada, se quisermos que nós, os que nela habitam e os que nela venham a habitar tenham melhor qualidade de vida temos que a tratar bem.

Temos que remar todos para o mesmo lado :" Despoluir , despoluir, despoluir....".

A responsabilidade é de todos, mas compete às pessoas que exercem maiores responsabilidades, como: Governos, Associações industriais, comerciais e de ambiente, assim como escolas, alertar para estas questões. Ao cidadão comum deve chegar toda a informação possível.

Há muitos anos que as nações vinham sendo alertadas para todos estes perigos a que assistimos através deste documentário. Após a 1º Guerra Mundial deu-se um grande avanço tecnológico, avanço esse que veio acelerar e agravar em grandes proporsões o meio ambiente nos últimos cinquenta anos. Estas novas tecnologias trouxeram ao ser humano muitas mais-valias, tais como: maior facilidade de explorar e transformar as matérias primas através de novos maquinismos, mais conforto na habitação, mais mobilidade nos transportes(Avião, comboio, eléctrico,automóvel,etc.) e ainda um melhor nível de vida das populações do mundo industrializado. Em contra partida, o Homem com a sua ambição não foi dando conta, que seguia um caminho cheio de grandes catástrofes e que o levava à sua própria destruição. Isto porque ao longo dos anos não se procurou um equilíbrio com a Natureza. Por isso vemos no documentário 'Home' muitas das causas que podem contribuir para a destruição do nosso Planeta, tais como:

Poluição industrial das grandes cidades, a qual se junta o dióxido de carbono(CO2) largado pelos automóveis, motas, etc;
As descargas directas das fábricas, dos próprios saneamentos básicos para ribeiros e rios.
Tudo isto contribui para o estado em que se encontra o planeta Terra.
Muitas das causas provocam o aquecimento global e a poluição que põe em risco a flora, a fauna selvagem e a fauna marinha.
O abate descontrolado de árvores pode provocar o aquecimento e diminuir a qualidade do ar, o caso mais conhecido é o da Floresta da Amazónia no Brasil.
Um bom aproveitamento da energia solar, uma boa educação nos tratamentos dos resíduos industriais e caseiros e um maior uso dos transportes públicos seria uma parte da solução para dar mais 'saúde' ao nosso Planeta.

Pela parte que me toca posso dizer que também contribuo um pouco para o agravamento do planeta com o uso de alguns artigos: sacos de plástico, algum aparelho eléctrico a funcionar mal. Penso no entanto que a balança pende mais para o lado positivo, pois, costumo separar os residuos sólidos e tratar os lixos. Tenho saneamento básico que também facilita muita coisa.

Os Mass Media podem desempenhar um grande papel na preservação do meio ambiente, criando tempos de antena nos canais das várias televisões, rádios nacionais e locais, assim como a imprensa escrita também pode dar a sua contribuição.

A imprensa regional com o seu trabalho de proximidade tem também aqui uma grande tarefa a desempenhar.