segunda-feira, 21 de junho de 2010

Telemovel Vs Ambiente

Os Telemóveis são desde há alguns anos uma das novas tecnologias mais utilizada principalmente no mundo industrializado, mas, como muitos outros aparelhos, possui nas peças que o compõe elementos químicos muito poluentes. É desses elementos poluidores que vamos falar e do destino que lhe deve ser dado.
Principalmente a tudo que faz parte do seu Software




Os resíduos tóxicos oriundos de telemóveis são de preocupação mundial e estão a crescer muito mais rapidamente que as fontes de resíduos na sua totalidade.
Que toxinas e elementos nocivos contém os telemóveis?
Os telemóveis são aparelhos complexos que incluem uma placa de circuito impresso (BCP), Display de cristal líquido (LCD), teclado, antena, alto-falante, microfone e bateria. O BCP e LCD conjunto, representam 98% do seu impacto ambiental durante a produção e a reciclagem. Esses componentes contêm produtos químicos persistentes, bio-acumuladores e tóxicos (PBT), que têm sido relacionados com o cancro e outros transtornos reprodutivos, neurológicos e relativos ao processo de desenvolvimento.
O arsénio (em chips feitos de gálio arsénico), antimónio, berílio, cádmio, chumbo (usado na solda que une as partes), níquel, paládio, prata, tântalo, zinco, mercúrio e seus compostos bromados são de uma forma ou outra os componentes que fazem um telemóvel.

Adaptado de www.zonzoo.pt/por-que-reciclar


Por todas estas razões nunca devemos descartar o telemóvel, mas sim, entregá-lo em local próprio para ser reciclado. Está mais que provado cientificamente que todos estes produtos químicos são prejudiciais à saúde pública devido ao impacto negativo que causam na natureza, principalmente na contaminação dos solos e mais tarde nas linhas de água, o que pode originar graves problemas para a saúde Pública.

Observações:

Paládio - Metal branco e duro que tem a propriedade de absolver o hidrogénio;
Arsénico -Combinação dum ácido com o oxigénio;
Antimónio - Metal Branco e azulado quebradiço
Berílio - Nome dado a várias espécies de esmeraldas
Tântalo - Metal simples
Níquel - de cor branca semelhante ao da prata
Mercúrio - Metal branco e líquido a temperatura ordinária.
Compostos Bromados São todos os elementos químicos que destoem os materiais, ao que costumamos chamar ferrugem ou verdete.