segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Mass media

Os meios de comunicação começaram com o homem quando através de sons e sinais comunicavam entre si,mas,à medida em que os tempos iam passando o homem com a sua ambição ia descobrindo novos meios de comunicação: a escrita nas pedras através de imagens,mais tarde a descoberta levou o homem a utilizar o papel. Aparecem então os primeiros registos( após os pregaminhos)e começam a ser a ser arquivados os primeiros documentos para memória futura. Os jornais bom aparecendo primeiro fixados em locais públicos, mais tarde comercializados:( vendidos ao público) nas chamadas bancas ou quiosques.
A rádio foi talvez a primeira grande invenção dos mass média, aquela teve maior influência junto das populações. Ainda hoje tem milhares de ouvintes.
A televisão conhecida por caixinha mágica que mudou o mundo foi também uma grande descoberta,basta lembrar a reportagem em directo da chegada do homem à lua.
Mas os meios de comunicação podem ter os seus contras:( quando são controlados pelo poder económico ou pulítico.)As suas redações devem ser qualificadas e isentas, pois só assim podem resistiir à tentativa de serem manipolados pelos poderres instituidos,que por vezes tem a tentação de fazer passar só a sua imágem ou edeal,anulando o contraditório.
Existe três tipos de informação: a voz do dono,a que anda ao sabor dos tempos e a imdependente.

Joaquim


" Os média têm de saber resistir"
In Jornal Notícias Domingo 14 de Fevereiro 2010

Mediólogo e polítologo de formação, docente na Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica, onde está radicado há mais de 43 anos, autor de vasta bibliografia sobre informação, comunicação e média e actual cronista no Diário de Notícias, J- M Nobre Correia não vislumbra, no Portugal de hoje, grande diferença na liberdade de informação em relação ao que se passa no resto da Europa Comunitária. E se é Verdade que os poderes económico e político sempre procuraram controlar a informação, caberá aos editores, directores e jornalistas saber resistir a tais pressões.

J-M Nobre Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário